Cultive seus temperos e sua saúde também!

Alecrim, hortelã, orégano e tomilho. Essas ervas podem melhorar a digestão, limpar o trato urinário e muito mais. Conheça os benefícios de cada um destes temperos




A pizza não é a mesma sem o orégano. Algumas folhinhas de hortelã deixam a água mais saborosa. O alecrim dá um toque especial às carnes. Mas eles são mais do que simples temperos. Acrescentam virtudes por onde passam. Muito melhor se forem consumidos frescos. A prática versão em saquinhos do supermercado é até saborosa, mas os princípios ativos são menos concentrados. Conheça agora os benefícios que algumas ervas trazem à saúde e qual a melhor forma de utilizá-las na sua dieta.

Alecrim


 Benefícios: “é antioxidante, protege o fígado, ajuda a reduzir os gases, tem efeito antidiarreicoanti-inflamatório e diminui a produção de ácido úrico”, diz o infectologista especializado em fitoterapia Alexandre Botsaris. Tem efeito adstringente sobre a pele.
O que dizem as pesquisas: o óleo pode aumentar a performance cerebral. Pesquisa da Northumbria University (GB) concluiu que indivíduos expostos ao seu aroma tiveram maiores níveis de 1,8-cineol, a substância com efeitos fitoterápicos e ainda se saíram bem em testes de precisão e no humor.
Orégano

Benefícios: é expectorante, estimula a digestão e diminui a produção de gases. “Pode ser usado para tratar cólicastosse digestão lenta”, diz Botsaris. É protetor do nervo óptico.
O que dizem as pesquisas: um estudo da Universidade de Long Island (EUA), indica que uma das substâncias presentes no orégano — o carvacrol — induz à morte das células cancerosas. Pesquisa da Universidade de Bonn (DE) descobriu que ele é anti-inflamatório.
Tomilho 

Benefícios: é expectoranteantigripalantibacterianoanti-inflamatório antitérmico.
O que dizem as pesquisas: o uso tópico do tomilho pode ajudar a reduzir a acne segundo um estudo realizado pela Leeds Metropolitan University (GB). Os cientistas fizeram um preparado com tomilho e colocaram sobre a pele de pessoas com acne. Constataram que, depois de cinco minutos, o número de bactérias causadoras do mal era bem menor.
Hortelã

Benefícios: O benefício mais visível — ou melhor, mais olfativo — é a melhora no hálito. Mas o mais importante é o que ele faz dentro do organismo. “A planta tem muitos empregos”, garante o médico Botsaris. “É expectorante broncodilatador, podendo ser usado em casos de bronquite. Também aumenta o fluxo da bile, auxiliando na digestão de gorduras ou na prevenção de cálculos biliares”, enumera ele. E tem mais: é um excelente anti-inflamatório para o tubo digestivo, eficiente na síndrome do colon irritável, e tem potencial antiparasitário combatendo ameba e giárdia. Finalmente, é um santo remédio para as mulheres na menopausa. “Ele tem a propriedade de reduzir os calores típicos dessa fase”, garante o fitoterapeuta André Resende.
O que dizem as pesquisas: que se trata de uma planta com excelente potencial analgésico. Testes realizados por uma pesquisadora brasileira, Graciela Rocha, na Universidade de Newcastle (EUA), mostrou que tomar o chá das folhas tem um efeito semelhante a ingerir uma aspirina. O óleo de menta parece funcionar da mesma forma quando aplicado sobre a pele, segundo um estudo realizado em 2006 pela Universidade de Edinburgo, na Escócia (GB).
Vamos cultivar esses temperos em casa?
www.lojadojardim.com tem vários kits para você cultivar seus próprios temperos até mesmo na varanda do apartamento!

Comentários