O belo Narciso

Narciso (Narcissus)


Na Mitologia Grega, Narciso era um jovem muito belo, era filho do deus-rio Cephisus e da ninfa Liríope. Ele atraía e despertava cobiça nas ninfas e donzelas, porém, preferia viver sozinho, pois achava que ainda não havia encontrado alguém à altura de seu amor. 

Todas as ninfas desejavam Narciso, mas ele as desprezava. Certo dia, enquanto ele descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. E, claro, ele a rejeitou como todas as outras. As ninfas, vendo o profundo sofrimento de Eco,  jogaram uma maldição ao jovem: - "Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada". Nêmesis, a divindade punidora, ouviu e atendeu ao pedido.
Um dia, ao se inclinar para beber água de uma fonte cristalina, Narciso viu sua própria imagem refletida e encantou-se com sua visão. Fascinado, Narciso ficou a contemplar o lindo rosto, com aqueles belos olhos e a beleza dos lábios, apaixonou-se pela imagem sem saber que era a sua própria imagem refletida no espelho das águas.

Por várias vezes Narciso tentou alcançar aquela imagem dentro da água mas inutilmente; não conseguia reter com um abraço aquele ser encantador. Esgotado, Narciso deitou na relva e aos poucos seu corpo foi desaparecendo. No seu lugar, surgiu uma flor amarela com pétalas brancas no centro que passou a se chamar... Narciso.



Os narcisos formam um grupo muito grande de belas espécies bulbosas que produzem flores de inúmeros formatos e combinações de cores. Trata-se de uma planta vigorosa, rústica, de folhas lineares, que floresece normalmente no período do inverno e da primavera. A folhagem verde começa a despontar já no final do mês de abril.

O narciso é uma flor indicada tanto para corte e arranjos, como para o plantio em vasos ou jardins. Quando plantados de forma natural no jardim, sem seguir desenhos muito rígidos, os narcisos dão um ar de naturalidade campestre nas composições.

Cultivo
O cultivo de narcisos não requer cuidados muito especiais. O bulbo pode ser plantado em qualquer época do ano, em local definitivo ou, de preferência, quando ele começa a emitir brotação espontânea. Isso ocorre normalmente com a aproximação do frio do inverno.

Solo, luminosidade e umidade
Aceita bem qualquer tipo de solo, exceto o excessivamente encharcado, pois há o risco de apodrecimento do bulbo. A luminosidade ideal é a indireta bem abundante, no entanto, pode aceitar tanto a penumbra como o sol direto, dependendo das condições climáticas da região. Recomenda-se regar com moderação no plantio e manter o solo levemente úmido, sem saturá-lo.
Densidade de plantio
O ideal, como referência, é que os bulbos disponíveis atualmente no mercado sejam plantados com pouca profundidade e cobertos normalmente, com até 3 cm de terra. É recomendável, também, manter um espaçamento de 10 cm entre os bulbos, já que algumas variedades tendem a formar pequenas touceiras.

FlorescimentoOs narcisos compõem um grupo muito extenso de variedades, acima de 500 catalogadas. Assim, o florescimento é próprio de cada uma. As variedades adaptadas ao clima sub-tropical, normalmente muito perfumadas, têm floração cacheada branca e amarela pura ou, também, com o centro da flor em tom sempre contrastante com as pétalas. Florescem no final do inverno e, cerca de 30 dias depois, inicia o processo de dormência que vai durar até o início do próximo ano.

Cuidados com os bulbos
É na época da dormência que os bulbos devem ser manipulados, nunca durante o crescimento e floração. Os bulbos poderão ser retirados do solo, armazenados em local fresco e seco enquanto se aguarda que ele próprio inicie o processo de brotação. É possível, também, deixar o bulbo dormente no solo, pois ele não morrerá, exceto se eventualmente ocorrer ataque de lagartas, que podem destruir completamente o bulbo.



Comentários