Cananga-do-Japão: a flor da ressurreição


Cananga-do-Japão
(Kaempferia rotunda)

Kaempferia rotunda

Por: Rose Aielo Blanco*

Membro da família das Zingiberáceas, a Kaempferia rotunda é uma das cerca de 50 espécies que compõem o gênero. Parente do gengibre, ela às vezes é chamada de "peacock ginger" (gengibre-pavão), em razão do colorido de suas folhas. As flores perfumadas lhe rendem outro nome interessante: ilangue-ilangue da terra (ilang-ilang de tierra ou flower of flowers of the earth) - em comparação ao perfume das flores da Cananga odorata (também conhecida como ylang-ylang).

As folhas são graciosas e matizadas. Os pecíolos se juntam fortemente, cobrindo uns aos outros na base, dando a impressão de uma haste. As flores surgem na primavera, antes da brotação das folhas. Além de perfumadas, as flores são vistosas e lembram alguns tipos de orquídeas.

As flores individualmente duram de um a três dias, mas a pouca duração é compensada, pois elas vão se abrindo sucessivamente pelo período de um mês ou mais.
Durante o inverno, a planta entra em dormência. Os rizomas permanecem dormentes sob a terra durante todo este período, armazenando energia e se preparando para "explodir" numa nova brotação na primavera. Daí o nome popular "flor da ressurreição". 

Na medicina popular, os rizomas são usados em tratamento de pele. Eles são triturados - frescos ou secos - e misturados com água até formar uma pasta, que pode ser adicionada de outras ervas.

Folhagem da Kaempferia rotunda
Ficha da Planta

Nomes populares: Cananga-do-Japão, kananga do japão, flor-da-ressurreição, lírio-misterioso, ilangue-ilangue da terra
Nome científico: Kaempferia rotunda
Família: Zingiberáceas
Origem: Ásia e Japão
Luminosidade: Luz solar plena e meia-sombra. 
Clima: O ideal é o quente e úmido. 
Solo: O solo ideal é o rico em matéria orgânica. Em vasos, usar uma mistura de 1 parte de terra comum, 2 partes de composto orgânico e 1 parte de terra vegetal. 
Regas: Deve-se regar moderadamente até que a planta entre em dormência. Depois disso, as regas devem ser diminuídas drasticamente.
Floração: Na primavera. 
Propagação: Divisão de rizomas. 
Características: Planta herbácea, pode atingir cerca de 60 cm de altura. As flores são suavemente perfumadas.



Comentários