Cycas - estas plantas são como fósseis vivos


As plantas do gênero Cycas são muito antigas, tanto que são consideradas verdadeiros fósseis vivos, pois são do tempo dos dinossauros. Segundo se sabe, determinado período da era Mesozóica ficou conhecido como "Idade das Cicas", tamanha era a quantidade de cicas que existia naquela época. 


Além da famosa Cycas revoluta, a família das Cicadáceas apresenta outras espécies como a Cycas circinalis, Cycas rumphii e Cycas neo-caledonica, dentre as cerca de 65 espécies no total, todas de crescimento muito lento. 

A mais conhecida é mesmo a Cycas revoluta, originária da região que vai do Japão até a Ilha de Java. É uma planta que resulta num belo efeito no jardim, mas pode muito bem ser cultivada em vasos grandes. No caso específico da Cycas revoluta, recomenda-se um clima temperado e com bastante umidade, pois é onde ela melhor se adapta. Muito resistente, a cica precisa de luz natural para crescer sadia. A luminosidade ideal para esse tipo de planta é sol pleno em locais de clima frio e meia-sombra em regiões mais quentes.  De qualquer forma, é importante que a planta receba uma boa dose de luz natural, mesmo que seja filtrada por uma janela ou porta de vidro. 

No plantio em vasos, recomenda-se garantir um solo com boa drenagem, essencial para as cicas.  Para deixá-la ainda mais bonita e forte o ideal é fazer adubações periódicas com torta de mamona.
Uma dica  é aproveitar as brotações laterais que a planta emite para produzir outras cicas. 

Comentários