A surpreendente Amarílis




A surpreendente Amarílis


Por: Rose Aielo Blanco

O bulbo fica ali durante meses debaixo da terra. Parece que secou e não dá mais sinal de vida....de repente, conforme o inverno vai embora e a primavera recebe seus dias mais quentes, dá para perceber que surge o primeiro verde das hastes. Daí para frente, durante o restante da primavera e todo o verão podemos assistir, numa explosão de flores, a recompensa dos meses em que o bulbo ficou repousando na terra e armazenando energia.

Essa é a amarílis – uma flor tipicamente tropical que encantou os europeus a ponto de inspirar por lá a criação de vários híbridos.

O espetáculo do renascimento da planta pode se repetir por muitos anos – há casos de bulbos capazes de repetir este ciclo por cerca de 10 anos, dependendo dos cuidados que recebem no cultivo. E o resultado aparece sempre na forma de flores exuberantes – algumas chegam a medir 20 cm de diâmetro em cores diversas, que vão do branco ao vermelho intenso, passando pelo rosa, coral e lindos degradês e mesclas.  

Conhecida popularmente como açucena, flor de açucena, flor-da-imperatriz, a amarílis também pode ter seu período de florescimento prolongado em regiões onde o inverno não é muito rigoroso.

Sucesso no cultivo
Para ter sucesso no cultivo das amarílis, o primeiro passo é adquirir bulbos de boa procedência. Depois, é só seguir algumas regras básicas e aguardar o espetáculo.

Acompanhe as dicas


* Escolha um vaso com pelo menos 15 a 20 cm de diâmetro, pois os bulbos são grandes. Se for plantar em canteiros ou jardineiras, lembre-se de manter 25 cm de espaçamento entre os bulbos;
* Prepare um substrato com boa drenagem. Existem no mercado produtos já prontos, ideais para canteiros, vasos e floreiras;
* Coloque o substrato para cultivo dentro do vaso, posicione o bulbo deixando a ponta (também conhecida como “pescoço”) para fora e aperte bem a terra ao redor do bulbo;
* A dica para as regas é bem simples: nos meses frios, uma vez por semana e nos meses quentes, de duas a três vezes,
* Mantenha em planta num local com bastante claridade. O cultivo na sombra gera hastes florais esticadas, frágeis e quebradiças.
* Para adubação recomenda-se composto orgânico. Na falta dele, pode-se utilizar NPK 10-10-10 ao redor dos bulbos, sem deixar encostar.
* Depois de cada floração é recomendável cortar as hastes e as folhas amarelas. Neste momento, pode-se retirar o bulbo da terra e extrair os possíveis bulbilhos que se formam ao redor – eles podem ser plantados e gerar novas plantas.
* O bulbo principal deve voltar para a terra e continuar a receber os mesmos cuidados relativos às regas e adubação. Isso vai garantir a energia suficiente para a produção de um novo espetáculo!



Como ela se desenvolve


1. Depois de meses repousando, o bulbo começa a brotar ao sinal dos primeiros dias quentes da primavera.
2. Após cerca de 10 a 12 dias surgem as primeiras hastes florais, seguidas das folhas.
3. O crescimento é bem rápido – após cerca de 25 a 30 dias, as flores já começam a se abrir.
4. A floração é intensa e para continuar sadia, a planta deve ser mantida em local bem iluminado.

Ficha da Planta

Nomes Populares: Amarílis, açucena, flor de açucena, flor-da-imperatriz
Nome Científico: Hippeastrum hybridum
Família: Amarilidáceas
Origem: Brasil, Peru e México
Folhagem: folhas lanceoladas, verdes, medindo de 30 a 60 cm
Floração: ocorre de outubro a dezembro, produzindo haste floral com duas, quatro ou oito flores grandes, nas cores vermelha, rosa, coral, mesclada e branca, dependendo da variedade
Solo ideal: arenoso e bem drenado
Luminosidade: sol pleno e meia-sombra
Regas: até 3 vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno
Propagação: multiplicação de bulbos
Adubação: de preferência orgânica, mas pode-se aplicar NPK 10-10-10




Comentários